Por: Patrícia Fonseca

Adesivos de ultrassom podem permitir ver dentro do corpo pelo celular

Segundo a revista “Science”, no mês de outubro (28), foi lançado um adesivo com função semelhante a um ultrassom, que permite a produção de imagens em alta resolução dos órgãos, músculos e vasos sanguíneos enquanto pacientes realizam diversas atividades físicas.

A então tecnologia revolucionária representa um salto significativo na medicina. De um lado, o dispositivo apresenta hidrogel sólido, usada em aparelhos de ultrassom, e do outro lado, transdutores, responsáveis por enviar ondas sonoras e reproduzir os sinais ecoados em imagens.

O adesivo vai ser um grande aliado no acompanhamento da progressão de tumores e diagnósticos precoces de doenças. O aparelho representa um grande progresso de ultrassons portáteis ou máquinas hospitalares enormes.

O objetivo dos engenheiros do MIT (o adesivo ultrassom) consiste em gerar uma versão sem fio do adesivo, com comunicação para telefones celulares utilizando algoritmos de IA (inteligência artificial). Até o presente momento, foi divulgado que o adesivo consegue reproduzir 48 imagens e ainda não há data de lançamento oficial para última versão do produto.

Compartilhe Este Post

Deixe um comentário