Oi Pessoal do Hackathon Brasil!
Vamos começar nosso post de hoje falando de um assunto que dá frio na barriga de muito empreendedor, o Pitch!
Bom, você montou seu business plan, criou uma empresa do zero, contratou pessoas e agora chegou uma oportunidade incrível de expor a sua ideia genial para um público grande em um evento de Startups! Animado?!
“Apavorado!” – é o que muitas vezes eu escuto dos meus clientes empreendedores.
Apresentar sua empresa, (pra não dizer seu filho) em apenas 1, 2, ou 5 minutos pode ser mais desafiador do que todos os passos que você precisou dar para chegar lá! Mas por que isso?
Porque os empreendedores normalmente não foram preparados para situações de exposição de fala. Muitos vieram da área de T.I. ou de engenharia e passaram a vida inteira fugindo de situações como esta…
Então esse momento de subir no palco, segurar o microfone e falar de maneira sucinta e com assertividade, pode ser um enorme desafio!
Calma, estamos aqui para ajudá-lo!
Vamos mostrar aqui um roteiro bem básico para ajudar você a começar a escrever o roteiro do seu pitch.
1) Gancho ou Frase de Impacto.
Use uma imagem, citação, uma estatística ou uma pequena história que faça despertar a atenção para o seu discurso.
2) Descrição do problema.
Qual problema você se propõe a solucionar?
Aqui o que vale é ser claro e objetivo. Você pode utilizar ilustrações ou dizer como as pessoas tentavam solucionar este problema antes de você existir.
3) Solução
Agora chegou a hora de mostrar como sua startup se propõe a solucionar o problema que você descreveu acima.
Evite entrar em detalhes complexos. Foque na ideia geral!
4) Monetização
Como você vai fazer dinheiro, qual será o seu modelo de receita?
5) Concorrentes e Substitutos
Você pode até achar que sua ideia genial não tem concorrente mas, com certeza, alguém anda fazendo algo por aí que pode concorrer com seu negócio, ainda que com um público menos especifico ou de uma maneira indireta.
Mostre alguns concorrentes no seu slide e evite falar o nome deles, mas diga qual o seu diferencial em relação à eles.
6) Equipe
Se tiver algumas pessoas importantes ou com expertise valiosa junto a você, cite quem são e o que fazem.
7) Próximos passos – Call to action!
Uma startup está sempre seguindo adiante, então conte como serão os próximos passos: fechar parcerias, conseguir novos usuários, testar o serviço…
E o que você quer do seu público: trazer novos investidores, divulgar sua ideia…
8) Fechamento
Aqui vale ser criativo.
Olhe para o “Big Picture”, qual bem você está fazendo para a humanidade, qual beneficio você traz para seus usuários, qual era seu sonho quando criou sua startup?
Fale uma frase de efeito, pense em algo motivador!
Um fechamento forte pode tornar seu pitch inesquecível!
Gostou deste post? Inscreva-se no nosso canal no Youtube ( THESPEAKER_BRASIL) – https://www.youtube.com/channel/UCGdOV4c2uEA4-uKSPjedphA e fique por dentro de dicas de comunicação interpessoal!!
Um abraco e até semana que vem!