Por: Patrícia Fonseca

Cidades inteligentes: O futuro das metrópoles

As cidades inteligentes são o futuro de uma sociedade moderna, com eficiência energética e alto nível de conectividade. Especula-se que será possível monitorar todos os dados de consumo e criar um sistema de tomadas de decisões antecipadas, evitando problemas de desabastecimento, custos e desperdícios.

O transporte urbano será, em sua maioria, por mobilidade elétrica. Além disso, o saneamento básico terá suporte por ferramentas de automação. As Smart Cities vêm tomando notoriedade nos países da Europa, Ásia e América do Norte. Por terem espaços urbanos caracterizados pelo uso das TIC’s (Tecnologias da Informação e da Comunicação), essa modalidade tem o objetivo de amparar o desenvolvimento social e humano, além de promover mais qualidade de vida para seus cidadãos.

A IA também é uma grande protagonista das Cidades Inteligentes, que apresentam impulsionadores da qualidade de vida, gestão de recursos naturais e o aumento econômico sustentável.

Hoje, no Brasil, algumas cidades como Curitiba e São Gonçalo do Amarante, estão investindo na tecnologia IoT, coleta seletiva inteligente e Wi-Fi em áreas institucionais. Quer saber mais sobre tecnologia e inovação? Acompanhe a Hackathon Brasil em todas as suas redes sociais e fique por dentro das novidades.

Compartilhe Este Post

Deixe um comentário