Por: Patrícia Fonseca

Conheça mulheres que inspiram o mundo da tecnologia

Queremos celebrar o dia de hoje prestando nossa homenagem, respeito e admiração por todas as mulheres, em especial, às que fazem parte da comunidade Hackathon Brasil.

Estamos aqui para lembrar da importância da representação feminina no mundo tech, lutando por igualdade de direitos e seu reconhecimento profissional. Em escala mundial, apenas 25% das mulheres ocupam vagas STEAM (que englobam Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). E o cenário no Brasil não é tão diferente. De acordo com o IBGE, somente 20% dos profissionais de TI são do sexo feminino.

Uma pesquisa realizada pela Microsoft declara que: aos 11 anos, as meninas se interessam por disciplinas que envolvem tecnologia, engenharia e matemática, mas aos 15, acabam desistindo devido a pressão escolar ou a falta de apoio e modelos de inspiração. Como consequência disso, são poucas vagas na área de exatas ocupadas por mulheres.

A ONU Mulheres, no estudo “Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática”, coletou dados de mais de 120 países, e demonstrou que 74% das mulheres têm interesse no assunto, mas apenas 30% escolhem áreas relacionadas na educação superior.

É daí que surge o questionamento: Por que o número de mulheres inseridas no âmbito da tecnologia ainda é baixo? Esse mercado, tradicionalmente, dominado por homens, além de ser hostil para algumas, também é intimidador. Principalmente, quando não há incentivo nas escolas. É importante frisar que as empresas também podem contribuir para que mais mulheres façam parte do mercado da tecnologia, apoiando as universidades e promovendo eventos que incentivem a inovação, estimulando a participação do público feminino.

E para provar que lugar de mulher é onde ela quiser, selecionamos três mulheres incríveis que fazem a diferença no mundo tech. Dá uma olhadinha!

Nina Silva
Da comunidade São Gonçalo para o mundo, Nina Silva foi reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas), uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes em escala mundial.

Também é uma das fundadoras do Movimento Black Money (MBM). O projeto desenvolve um ecossistema afroempreendedor que estimula inovação e empreendedorismo entre jovens negros.

Paula Bellizia
Formada em ciências da computação, Paula é a vice-presidente de marketing do Google na América Latina.

Bellizia já passou por grandes empresas como o Facebook, Microsoft e Apple. Além de ser referência no ramo da tecnologia, também foi eleita executiva de TI em 2018, com o seu projeto conhecido como Laboratório de Tecnologia Avançada, quarta unidade mundial e única no Hemisfério Sul.  

Camila Achutti
CEO de duas startups milionárias, Camila é a fundadora da MasterTech, plataforma focada em formações profissionais de tecnologia, além da Ponte21, agência de desenvolvimento de sites, aplicativos e inovação.

Compartilhe Este Post

Deixe um comentário