A empresa espanhola BiosUrn® lançou a primeira urna biodegradável do mundo, que permite transformar entes queridos que já se foram em árvores. A urna foi projetada para conter qualquer semente de árvore, arbusto ou planta e pode ser colocada em qualquer ambiente natural. Dessa forma, a morte ganha um novo significado, se torna uma transformação e retorno à vida por meio da natureza.
A ideia da marca surgiu com o espanhol Gerard Moline, quando ele era criança e plantava flores e legumes com a avó. Um dia, sua avó encontrou um passarinho sem vida e, instintivamente, o enterrou e plantou algumas sementes silvestres junto a ele. Em 1997, Moline criou os primeiros protótipos para o BiosUrn®, que chegou ao mercado em 2001. Em 2023, a empresa relançou a urna com um novo design mais elegante e minimalista.
A urna biodegradável pode ser encontrada em mais de 50 países, em cinco continentes, incluindo o Brasil. A empresa espera que sua urna ajude o processo de luto e favorecer o meio ambiente, com uma opção mais ecológica, transformando cemitérios em jardins.