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Milhares de pacotes turísticos são vendidos diariamente no mercado. Existe todo um trabalho do agente de turismo em entender qual a melhor opção para o perfil do turista – a partir da escolha do destino da viagem, é preciso analisar desde horários de voos, hotéis adequados, transportes e passeios necessários. Mas o papel essencial do agente neste processo pode ser incrementado com algumas facilidades, muitas destas ainda carentes de uma saída tecnológica eficiente – entre elas:

-PÓS-VENDA
Tudo é pensado antes do passageiro embarcar, para evitar imprevistos durante suas férias e fazer com que ele volte realizado e busque o agente novamente no futuro, para novas viagens. Mas esta volta é parte essencial do processo de relacionamento entre agente e passageiro: entender se a viagem estava a contento, identificar problemas que ocorreram, se o turista se identificou com os serviços – acima de tudo, mostrar que o trabalho do agente de turismo não termina com o final da viagem.
Desafio: Como o agente de turismo pode acompanhar a satisfação do passageiro após seu retorno?

-FRAUDES
O que já está virando lugar comum no comércio de rua, hoje se estende também à indústria turística: fraudes no pagamento de serviços de viagem. Pode-se dizer que o cartão de crédito é o meio de pagamento mais utilizado no mercado atualmente, principalmente em viagens internacionais – e são muitas as ocorrências de cartões de crédito falsificados, de titulares que não sejam o portador e outras modalidades de fraudes em pagamentos de viagens.
Desafio: Como incrementar a segurança do agente de turismo no momento da venda via cartão de crédito?

-ACOMPANHAMENTO DA VIAGEM
Comunicação em tempo real é parte de nossa realidade, com diversas ferramentas disponíveis para atravessar fronteiras e contar, inclusive, como está a viagem do turista aos seus familiares e clientes. Todo agente de turismo gostaria de acompanhar a viagem do seu cliente para saber se ela está cumprindo as expectativas e livre de imprevistos. Ao mesmo tempo, o turista não pode ser incomodado em seu merecido descanso pra ficar reportando se os serviços estão a contento.
Desafio: Como o agente de turismo pode acompanhar a viagem de seu passageiro, verificando se todos os serviços estão sendo bem executados, sem interferir no descanso do cliente?

-DOCUMENTAÇÃO
Viajar requer cuidados com vários documentos, principalmente quando se vai para o exterior, com o turista carregando passaporte, carteira de motorista, ingressos, e, principalmente, passagens e o famoso “voucher”: o documento emitido pela operadora ou agência de turismo, que descrimina todos os serviços contratados, apresentado em hotéis, locadoras, empresas de receptivo, entre outros. Tudo ainda impresso, por vezes em diversas páginas dependendo do número de viajantes.
Desafio: Como integrar e centralizar todos os documentos necessários para a viagem em uma ferramenta prática e de fácil utilização pelo passageiro, operadora, agência e prestadores do serviço turístico?

-GERADOR DE MARKETING
O turismo apresenta milhares de opções de viagens, com novidades a cada temporada, tanto no Brasil como no Exterior. Tudo isso na vitrine das agências de turismo, disponível para divulgar ao passageiro a fim de que ele planeje sua próxima viagem. Juntar uma linda foto, uma promoção convidativa e uma oportunidade imperdível ao turista, com uma comunicação simples, funcional e que evite cair em spans é o desejo de toda empresa.
Desafio: Como facilitar e fugir do lugar comum na comunicação de promoções e ofertas da agência de turismo ao cliente final?

-MAPEADOR DE VIAGENS
Em anos recentes, o Brasil sofreu um aumento significativo no número de turistas de primeira viagem – muitos passageiros que jamais entraram em um avião ou visitado o exterior tiveram esta oportunidade, em razão da situação econômica favorável. Hoje, muitos estão pensando na sua próxima viagem, com base na experiência que já tiveram. As oportunidades de destinos são inúmeras e seria interessante o passageiro guardar, não apenas em fotos e lembranças, suas viagens anteriores e programar próximos destinos. Em paralelo, levar estes “desejos” do usuário ao agente de turismo, para que ele já prospecte possibilidades ao seu cliente.
Desafio: Como o agente de turismo pode mapear as viagens do passageiro, seus destinos visitados, passeios realizados, pontos turísticos conhecidos e, com base nestas informações, pensar em novos destinos de acordo com os interesses do cliente?

-COTAÇÕES DE VIAGENS
No dia a dia de um agente de turismo, realizar cotações de viagens é uma das atividades que demanda maior tempo e foco, conversando com vários fornecedores de serviços (empresas aéreas, hotéis, receptivos, passeios, entre outros) para criar a melhor opção de pacote, geralmente conforme o perfil e solicitações do cliente. E são as mais diversas cotações de viagens, para os mais diferentes perfis de passageiro. Tudo feito contra o tempo, para atender o cliente o mais imediato possível – em casos de viagens internacionais, aproveitando até uma queda de câmbio que ocorreu exclusivamente naquele dia. E claro: sujeita a aprovação do passageiro, que, muitas vezes, pede a cotação e simplesmente não responde ao agente, que dispendeu seu tempo e conhecimento.
Desafio: Como uma ferramenta pode ajudar o agente de turismo a orçar serviços de viagens, integrando a comunicação do orçamento final do pacote ao cliente, para que este possa responder, sugerir alterações e aprovar o orçamento?

-CONFIABILIDADE
Abrir uma agência de viagens é algo simples, necessitando uma abertura de empresa utilizando denominações exclusivas do segmento em sua razão social e número do CNPJ. Por conta disso, proliferam empresas no mercado – que nem sempre apresentam uma atuação profissional aos seus clientes e fornecedores. Uma demanda frequente de todo passageiro é saber se aquela agência onde ele está investindo o dinheiro de sua sonhada viagem realmente é idônea – e o caminho, aqui, é pesquisar registros da empresa no Cadastur e Procon, associações como ABAV e BRAZTOA, e reclamações em sites como Reclame Aqui, TripAdvisor e outros. Ao mesmo tempo, clientes pulverizam suas opiniões sobre os serviços de fornecedores de turismo em todos estes caminhos, dificultando encontrar uma fonte certeira de informações.
Desafio: Pensar em uma plataforma de informações para verificar a confiabilidade de fornecedores do ramo, onde clientes possam trocar informações e experiências sobre serviços utilizados, recomendando – ou não – empresas.

-INTEGRAÇÃO DE DEPARTAMENTOS
Uma agência de viagens não funciona só com um vendedor, mas apresenta os mais diversos departamentos: financeiro (que acompanha o pagamento aos fornecedores e dos clientes), marketing (que ajuda a criar e promover produtos), suporte (de tecnologia ou serviços terceirizados), sempre com um diretor acompanhando todos os processos e gerindo a empresa. Algumas não têm acesso a sistemas de gerenciamento, por vezes caros ou com interface inadequada às necessidades de empresas de pequeno porte – fazendo com que todos os processos na empresa sejam feitos por planilhas e documentos amadores.
Desafio: É possível criar um sistema de integração de informações internas, de fácil utilização por pequenas empresas no dia a dia, personalizado ao negócio das agências de turismo?

-SUSTENTABILIDADE
Apesar de muitos verem a sustentabilidade com um olhar voltado à ecologia (e isto não deve ser deixado de lado), o tema também é muito importante no dia a dia das empresas: o agente de turismo deve observar se sua empresa é economicamente sustentável, verificando se o investimento feito em manter a empresa funcionado está girando e dando receita. Em paralelo, claro que é importante o agente tenha responsabilidade social, economize papel, capacite sua equipe para que eles ampliem seu potencial, mantenha a qualidade do ambiente de trabalho, e muitas outras ações que podem não necessitar de investimentos financeiros, mas trará retorno de produtividade à empresa se aplicado no dia a dia. Às vezes, algo simples pode estar sendo feito em outras agências, que facilmente pode ser integrado na rotina.
Desafio: Como o agente de turismo pode criar, acompanhar e desenvolver conceitos sustentáveis dentro de sua empresa, possibilitando também uma integração com outros interessados no tema, ampliando a importância do tema na gestão das agências de turismo?

-JOGOS
Viajar, seja por turismo ou profissionalmente, agrega conhecimentos, experiência e histórias incríveis ao ser humano. Viajantes usam fotos, redes sociais, blogs e muitas outras ferramentas para registrar suas viagens e interagir com outras pessoas e com os destinos que visita. Estes registros acabam ficando no passado, com o foco do turista já na sua próxima viagem. Em paralelo, os agentes de turismo, que buscam sempre conhecer destinos e serviços pessoalmente, também registram as informações obtidas em cada viagem, para passar aos seus clientes todos os detalhes e possibilidades.
Desafio: Desenvolver uma plataforma divertida e lúdica, que registre as viagens do turista e do agente de turismo, integre informações e dicas, interaja com redes sociais e torne-se uma fonte de novas ideias para quem busca viajar.

Separamos ainda mais dois textos que podem inspirá-lo:
8 fontes de inspiração para negócios em tecnologia
30 frases inspiradoras para te manter mais criativo


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