O DESAFIO DA NASA
O SPACE APPS CHALLENGE É UMA COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE HACKATHON QUE OCORRE EM TODO O MUNDO E AO MESMO TEMPO. É PROMOVIDO PELA INCUBADORA DA NASA NOS DIAS 18, 19 e 20 de OUTUBRO de 2019
Nem a NASA consegue resolver todos os problemas sozinha. Para co-criar as mais inovadoras soluções para alguns dos maiores desafios na terra e no espaço, a NASA abre os dados de seus satélites e todos os anos lança um desafio:
Em um final de semana, várias cidades do mundo se organizam em uma maratona de 48 horas de duração e unem os mais diversos talentos, das mais diversas áreas para criar soluções.
O intuito é utilizar a criatividade para resolver em equipe os desafios propostos pela NASA.
O Space Apps Challenge da NASA ocorre em +200 cidades no mundo e em mais de 40 cidades pelo Brasil, reunindo pessoas de diferentes skills (arte, design, tecnologia, negócios, engenharia, saúde, cultura, educação, ciência de dados, meio ambiente, e todos que acreditam que podem fazer a diferença no mundo).
A Comunidade Hackathon Brasil é uma das autorizada a realizar o evento da NASA no Estado de São Paulo. O evento é totalmente GRATUITO!
Quer melhorar o
mundo conosco?
CONFIRA OS DESAFIOS DESSA CATEGORIA:
Living In Our World (Vivendo em Nosso Mundo)
A Terra é composta de sistemas complicados - terra, água, ar, seres vivos e o próprio planeta. É importante entender como esses sistemas funcionam juntos. Os desafios desta categoria solicitarão que você crie soluções usando dados da NASA - uma história, um jogo, um vídeo, qualquer produto de seu design - que capturam como é viver na Terra.
Consulte aqui o
regulamento do evento:
premiação
EXCLUSIVA HACKATHON BRASIL
1º lugar
- Troféu
- *25 Moedas Verdes
- Acesso completo ao portal de EAD da Faculdade Impacta de Tecnologia para a equipe vencedora
- 3 meses de uso gratuito na plataforma Alura
- 10% de desconto na compra dos cursos da Alura
- Reunião com com o presidente do **Instituto Êxito (Janguiê Diniz) e alguns diretores
2º lugar
- Troféu
- 15 Moedas Verdes*
- 3 meses de uso gratuito na plataforma Alura
- 10% de desconto na compra dos cursos da Alura
- Reunião com com o presidente do Instituto Êxito (Janguiê Diniz**) e alguns diretores
3º lugar
- Troféu
- 10 Moedas Verdes*
- 3 meses de uso gratuito na plataforma Alura
- 10% de desconto na compra dos cursos da Alura
- Reunião com com o presidente do Instituto Êxito (Janguiê Diniz**) e alguns diretores
* As moedas verdes são novas cripto moedas com conceito ambiental que serão lançadas oficialmente em novembro em Cingapura, portanto não podemos dar maiores detalhes nesse momento. Maiores detalhes serão dados no evento de abertura (18/10) e no Hackathon (19/10 e 20/10). O valor estimado dessa nova moeda quando for lançada é de R$130,00 por unidade. O Prêmio total é de R$6.500,00 em moedas verdes para as 3 equipes vencedoras.
**O INSTITUTO ÊXITO foi fundado por trinta e quatro empreendedores visionários, em 18 de fevereiro de 2019. Possui dentre os seus membros, nomes como Janguiê Diniz (Presidente), Geraldo Rufino, João Apolinário, Gustavo Caetano, Ricardo Bellino, dentre outros grande empresários do Brasil.
ONDE FOI O SPACE APPS 2019 DA NASA - EDIÇÃO HACKATHON BRASIL
Avenida Nicolas Boer, 399 -Jardim das Perdizes, São Paulo - SP
COMO FOI
CONFIRA COMO FOI O SPACE APPS DA NASA 2019 - EDIÇÃO HACKATHON BRASIL
O evento de abertura na sexta-feira (18/10) aconteceu na Faculdade Impacta de Tecnologia, onde contou com palestras sobre os seguintes temas:
– Design Thinking: Como criar soluções para a TERRA usando os dados da NASA com Design Thinking;
– Tecnologias Exponenciais e a experiência de um brasileiro que vendeu quase tudo para ir aos EUA participar do Singularity University da NASA;
– Pré lançamento de uma nova Criptomoeda que será lançada mundialmente em Novembro de 2019 em Cingapura com um conceito ambiental.
Nos dias 19 e 20, o hackathon foi realizado em uma das filiais da Wework (coworking). Uma maratona de 36h onde os participantes tiveram acesso aos dados fornecidos pelos satélites da NASA, criando soluções para solucionar desafios reais lançados pela organização.
Os desafios gerais deste ano foram desde soluções para oceanos e vídeos sobre a experiência de viver na terra, até questões voltadas para a lua e planetas próximos à terra. A Hackathon Brasil solicitou aos participantes que focassem em desenvolver soluções para o Planeta TERRA e a Amazônia.
O evento reuniu mais de 100 pessoas, sendo 35 participantes, e demais pessoas foram compostas pela equipe organizadora da Hackathon Brasil, mentores, jurados e convidados.
Segundo o Richard Tordoya, fundador da Comunidade Hackathon Brasil, foi uma oportunidade única para os participantes. “Foram 8 equipes engajadas em criar soluções que melhorasse a vida na Terra. Criamos o conceito de Hackathon Show, onde ao final do evento, levamos atrações como uma banda ao vivo e personagens como o astronauta, que divertiu a galera e diminuiu a tensão na hora do pitchs.”, explica.
Dentre os prêmios, os ganhadares receberam troféis, as novas criptomoedas com conceito ambiental(a ser lançada em novembro), cursos, mentorias e reunião com investidores.
Em uma segunda etapa, a NASA selecionará alguns dos projetos para receberem um prêmio internacional.
OS VENCEDORES
1º lugar
Equipe Code for Hope
A Equipe Code for Hope desenvolveu a solução PibiOn. Os principais impactos gerados pela PibiOn estão nas seguintes ações: – Criação de uma cultura de consumo consciente, por meio do engajamento em games em comunidade; – Parte do lucro revertido para projetos de reflorestamento; – Possibilidade de destinar os pontos não só para os benefícios, mas, também, para doações; “... Por meio de gameficação nossa ferramenta incentiva/promove a prática de consumo consciente, premiando o sucesso do usuário nos desafios com pontos que podem ser trocados por benefícios. ” – Relata a equipe Code for Hope
2º lugar
Equipe Earth Snakes
A Equipe Earth Snakes resolveu abordar o tema de Queimas nas florestas e falta de comunicação em tempo real. Solução: A Equipe abordou dois tipos de solução: – Prevenção: uso de sensores de calor e umidade para fazer verificação em tempo real e ao ser acionado ele dispara alarmes e manda notificação para o órgão responsável pela região; – Forma de contenção: Utilizar drones autônomos autossustentáveis equipados com “Elide Fire Ball”. “Eles ficariam em pontos estratégicos para serem ativados automaticamente conforme os sensores “ – Relata a Equipe Earth Snakes.
3º lugar
Equipe Space Vittal
A Equipe Space Vittal – Criou a solução “Super Cidadão”. “Criamos protótipo/aplicativo com conceito chamado “Super Cidadão”, que ajuda as cidades a serem mais inteligentes, e terem mais resiliência. E que incentiva as pessoas a registrarem problemas que ocasionam enchentes como por exemplo o lixo nas ruas, e utilizando os dados da NASA, conseguimos identificar locais em tempo real, que tem probabilidade de chuva e enchente, para que órgãos públicos em conjunto com os super cidadãos, criem meios de diminuir o impacto das enchentes em áreas de riscos.” – Relata a Equipe Space Vittal.
PARTICIPE
18 de OUTUBRO de 2019 (Abertura Oficial) à partir das 19h.
Local: Faculdade Impacta de Tecnologia.
19 e 20 de OUTUBRO de 2019 (Hackathon) à partir das 8h.
Local: Wework Jd. das Perdizes
EVENTO ENCERRADO!
MENTORES E STAFFS
Quer contribuir para o sucesso desse evento?
Você pode compartilhar seus conhecimentos como MENTOR, ou ajudar na organização do evento como STAFF.
VOCÊ RECEBERÁ UMA MENSAGEM PARA QUE CONFIRME O SEU EMAIL.
CASO NÃO RECEBA, VERIFIQUE A SUA CAIXA DE SPAM.
ORGANIZADORES
A Comunidade Hackathon Brasil é autorizada pela NASA a realizar uma das edições desse grandioso evento, através dos seus responsáveis Richard Tordoya e Tayane Amaral.
Richard Tordoya
Fundador e Diretor Comercial
da Hackathon Brasil
Tayane Amaral
Cofundadora, Community Manager e Diretora de Arte da Hackathon Brasil
COMITÊ ORGANIZADOR
Esse evento só é possível acontecer graças ao nosso comitê organizador composto pelos seguintes integrantes:
AGORA É 2020!!!
Coloque a sua marca junto à marca NASA e tenha a sua empresa reconhecida como incentivadora da inovação e desenvolvimento de novas tecnologias no país.