Subir e falar no palco faz seu coração acelerar?

Medo de falar em publico - Hackathon Brasil

Olá Pessoal do Hackathon Brasil!!!

No nosso último post falamos sobre dicas para começar a preparar o conteúdo de um pitch. Hoje vamos falar um pouco sobre os sintomas físicos que podem atrapalhar aqueles que ficam nervosos quando precisam falar em público!

Os sintomas mais comuns que vemos em nossos treinamentos são:

– Frio na barriga

– Mãos e pernas trêmulas

– Voz trêmula, fraca

– Sudorese nas mãos

– Taquicardia

– Alteração na respiração, falta de ar

– “Branco” – perder a linha de raciocínio

– Ficar vermelho

– Gagueira

– Atropelar palavras, falar rápido

E alguém sabe de onde surgem esses sintomas? A culpa é da descarga de adrenalina!!
Ela nos foi útil por muitos e muitos anos para que pudéssemos estar com os corpos fisicamente preparados para uma situação de perigo: correr de um urso, de um leão e outros problemas que os homens “das cavernas” enfrentavam há milhares de anos atrás…

Mas… Pra que você vai querer isso quando subir ao palco?! Você não vai querer!

A ideia é que o seu corpo precisa começar a entender em que tipo de situação requer uma descarga de adrenalina e que tipo de situação só basta ele estar em alerta!

Para cada um dos sintomas citados acima há uma técnica que pode ajudar você a diminui-lo, no entanto, para que todos esses desapareçam e você comece a se sentir confortável nas situações de exposição de fala, a melhor coisa é praticar, praticar e praticar!! Se puder ter ajuda profissional, melhor ainda, pois assim você saberá exatamente onde está errando e qual a melhor técnica para diminuir cada um dos seus sintomas….

Sua curva de aprendizado será acentuada e o desconforto passa a dar espaço para a satisfação em realizar uma apresentação assertiva!

Hackathon Brasil

Nossa comunidade visa fomentar a inovação tecnológica e o empreendedorismo local, criando uma rede colaborativa entre empresas, universidades e órgãos públicos.

Deixe uma resposta

Fechar Menu