Você já ouviu falar sobre a “Mão Fantasma”? Sabia que 40 mil brasileiros já foram prejudicados por esse golpe?
Esse método rouba informações e credenciais bancárias das vítimas, abordadas, em primeiro momento, por uma ligação simulando uma central telefônica de uma instituição financeira. Quando o atendido, o criminoso informava movimentações estranhas, alegando uma possível invasão bancária.
A partir disso, e-mails e mensagens de textos são encaminhadas para a vítima que redirecionam a links maliciosos, que levam o usuário a baixar aplicativos indesejáveis. O usuário é induzido a fazer todo o procedimento para garantir a segurança de sua conta e, enganado pelo atendente criminoso, esse ato concede passe livre para o aparelho da vítima, com acesso a todas as suas informações.
Lembrando que esse golpe não se restringe apenas a smartphones, mas também a tablets e computadores. Nesses casos, o indicado é recorrer a polícia o mais rápido possível na tentativa de rastrear e encontrar os suspeitos.
Para evitar que isso aconteça com você, é importante lembrar que bancos não entram em contato para solicitar links ou instalação de aplicativos. Além disso, a autenticação de dois fatores e desenvolver o hábito de mudar regularmente de senha, com grau forte de segurança em um gerenciador de confiança, contribuem para que você tenha mais seguridade.