Por: Patrícia Fonseca

O lado negativo de aplicativos de relacionamento

Certamente você já usou ou já ficou tentado a experimentar um aplicativo de encontros… Durante a pandemia do Covid-19, a adesão a plataformas de relacionamento aumento significativamente. Entretanto, há um risco por trás da utilização destas redes que não tem tanta divulgação. E, hoje, vamos discutir um pouco a respeito disto.

É válido ressaltar que estes aplicativos auxiliam as pessoas a se conectarem e conhecerem novas pessoas. Um exemplo claro de plataforma é o Tinder, com milhares de usuários, que permite que você demonstre interesse por um(a) parceiro(a) apenas com um swipe.

Essa praticidade atrai curiosos e pessoas que preferem o mundo on-line pela facilidade em encontrar pessoas. Porém, nem tudo são flores, é comum se deparar com usuários que tiveram experiências traumáticas utilizando aplicativos de relacionamento. Segundo uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center, 36% dos usuários já tiveram interações perturbadoras em aplicativos de relacionamento.

Outro dado preocupante da pesquisa aponta que mulheres, entre 18 e 34 anos, disseram ter recebido mensagens ou imagens sexualmente explícitas sem consentimento pelo menos uma vez em suas interações em aplicativos de relacionamento.

Importante lembrar que esses abusam não se limitam as mulheres. O assédio afeta as pessoas, independente de gênero. E, para mudar esse cenário, medidas corporativas de segurança, como verificação de identidade e qualificação de conta, além da evolução jurídica digital, proporcionam aos usuários destas plataformas mais recursos para proteção e auxílio, em casos de assédio.

Se você já se sentiu lesado ou teve informações/fotos vazadas, procure o suporte da plataforma e denuncie na delegacia mais próxima. A sua segurança deve vir sempre em primeiro lugar.

Compartilhe Este Post

Deixe um comentário