O OCR se trata de um processo que converte imagem para texto, que pode ser realizado por diversas técnicas, abordagens e otimizações.
Esse método é bastante importante para a validação e leitura automatizada de documentos, o que faz com que o OCR se torne relevante e com maior usabilidade. Esse processo é feito em três etapas: pré-processamento, reconhecimento e, por fim, pós-processamento.
1. PRÉ-PROCESSAMENTO
Nessa etapa as características gerais de imagem são modificadas para que a captura de dados fique mais adequada. Como por exemplo, inverter uma foto para que as informações fiquem em uma determinada orientação e as sombras sejam eliminadas.
Ocorre a eliminação de elementos que não são texto no documento, como imagens. Deixando o campo limpo para facilitar o processo de OCR.
2. RECONHECIMENTO
Nessa fase, há o reconhecimento de caracteres. As características do texto como curvas, linhas retas e outros detalhes, diferenciam cada caractere, são extraídas para análise e reconhecimento do OCR.
3. PÓS-PROCESSAMENTO
Depois da extração de características, os dados são comparados a uma base de palavras que faça sentido para aquele contexto logicamente. E, assim, o documento físico é integrado ao mundo digital.
O OCR tem a capacidade de criar versões em texto de documentos escaneados, tornando possível localizar qualquer parte do documento e dados. Além disso, isso também permite que você possa editar os documentos. Entretanto, é importante lembrar que como os dados passam para armazenamentos digitais, há a possibilidade de ataques cibernéticos, e por isso, a segurança é extremamente importante.