Desenvolvemos um MKT Place para comerciantes da periferia

Usando a metodologia de um hackathon, nossos fundadores resolveram criar um portal online, para que os comerciantes da periferia pudessem oferecer os seus produtos aos moradores da região.
#Comercio-da-Quebrada
Apoie o projeto no site Benfeitoria

Desde o início das medidas de isolamento social em SP, o comércio sofre um forte impacto negativo em suas receitas.

Nas periferias esse impacto tem sido ainda maior, pois além da maioria nunca ter tido um canal online de comunicação com os seus clientes, os comerciantes não tiveram um tempo adequado para se preparar e avisar ao público, de como poderiam continuar comprando sem sair de casa, seja por um site ou até mesmo através do whatsapp.

Grandes empresas oferecem soluções para os pequenos comércios

Grandes varejistas chegaram a criar alguns canais gratuitos para os pequenos comércios, mas em se tratando das regiões periféricas, vamos destacar dois pontos importantes a serem observados:

Para a grande maioria dessa população, o mundo digital ainda é de difícil acesso e montar uma loja virtual, por mais simples que seja o sistema, ainda é uma tarefa complexa;

Logística: Desde sempre, a periferia sofre com o bloqueio e a falta de entregas de qualquer produto comprado pela internet. Os moradores costumam ter que se deslocar até um centro de distribuição dos correios para retirar os seus pedidos.

Sendo assim, as iniciativas de algumas grandes empresas em oferecer um canal de vendas para os pequenos comércios é louvável, mas ainda não atende os comerciantes da periferia.

Diante desse cenário, nossos fundadores Tayane Amaral e Richard Tordoya, resolveram agir e dedicam há alguns dias, parte do de seu tempo para desenvolver uma plataforma de mkt place dedicada aos comércios de periferia, a Mundial Shop. Utilizando a metologia de *hackathon, eles estão em uma verdadeira maratona para que a plataforma fique pronta o quanto antes.

Um hackathon de duas pessoas para acelerar o desenvolvimento

Richard explica como foi o início desse projeto e como essa nova plataforma resolveria os problemas apontados nessa matéria além de seus principais diferencias:

“Primeiro que essa plataforma nasce da periferia para a periferia, ou seja, estamos dentro do problema e sabemos como é difícil para os moradores e comerciantes daqui (Brasilândia), conseguirem comprar e vender pela internet.

Eu cheguei na Tayane e disse: – Vamos fazer um hackathon para criar algo que ajude a periferia durante essa pandemia? Mas esse hackathon será somente com nós dois rsrsrs

Ela topou na hora, definimos qual seria o problema a ser resolvido, o tipo de solução e iniciamos…

Para resolver o problema da dificuldade que as pessoas teriam na criação da sua loja e no cadastro de produtos, nós faremos isso passo a passo com o comerciante, em um treinamento para todos que tiverem dificuldade.”

Richard é morador da Brasilândia desde criança, e diz sofrer com os problemas de exclusão de serviços para a periferia. Ele também trabalha com a startup Jaubra cuidando da área de tecnologia, e não pensou duas vezes em convidar os seus fundadores para fazer parte da Mundial Shop.

“Sobre a parte de logística, temos uma parceria muito forte com a Jaubra, que é uma startup de transporte por aplicativo, que já realiza um belo trabalho aqui na região, atendendo todos os lugares que foram bloqueados pelos grandes aplicativos. Com isso, todo produto comprado será entregue pela Jaubra, caso o comerciante não tenha um entregador. Eliminamos assim, o problema de comprar pela internet e não receber.” – Explica Richard

A Tayane morou durante muito tempo no Bairro dos Pimentas, bairro periférico de Guarulhos, e comenta sobre o nome do projeto e principais funções da plataforma:

A plataforma da Mundial Shop gera a inclusão! Esta plataforma é a oportunidade para que os empreendedores moradores de comunidades, possam continuar gerando renda e sustentando as suas famílias.

A ideia nasceu a partir de uma necessidade extrema, que é o sustento das famílias da periferia durante a pandemia do coronavírus. Mas mesmo quando tudo voltar ao normal, a plataforma ainda estará ativa e atuando fortemente com a logística de entrega, coisa que não acontece nas comunidades.

Infelizmente, não é a realidade de um morador de periferia poder ter a facilidade de fazer uma compra pela internet e receber na porta de sua casa. Hoje inclusive, é o cenário ideal em tempos de pandemia, onde sair de casa, é se expor ao vírus.”

Segundo os criadores, a plataforma tem o nome de Mundial Shop pois a ideia é levar os produtos das periferias para o mundo virtual.

“Queremos dar abertura para os empreendedores das comunidades, poderem comercializar pela internet seus produtos não só para as suas comunidades, mas para o mundo todo” – Explica Richard sobre o conceito por trás do nome do projeto
“A plataforma será regionalizada, ou seja, ao entrar no site, a pessoa já escolhe a região no qual deseja encontrar produtos. Inicialmente validaremos o projeto na Brasilândia já com pretensão de irmos para outras regiões.”

Posteriormente, teremos ainda uma seção que buscará por lojas próximas ao usuário usando a geolocalização.”

Richard e Tayane pretendem deixar o cadastro e uso da plataforma de forma gratuita para os comerciantes, mas para arcar com os custos básicos e poder expandir para outras periferias, estão buscando apoio de empresas e pessoas que queiram colaborar com o projeto.

O projeto já nasce sendo premiado

O projeto foi recentemente selecionado por uma empresa de financiamento coletivo, a Benfeitoria. Através da campanha #ComercioDaQuebrada, a cada R$ 1,00 arrecadado, a empresa adiciona mais R$ 2,00. É uma forma de apoiar projetos criados para combater os problemas deixados pelo COVID-19.

Você pode ajudar com qualquer valor acessando o site da Benfeitoria botão abaixo:

*O Hackathon é um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver um software ou solução tecnológica que atenda a um fim específico. A maratona pode durar entre um dia ou uma semana.

Site da Jaubra, startup de mobilidade citada nessa matéria: https://jaubra.com.br

Algumas matérias da Jaubra na mídia:
– The Guardian: https://www.theguardian.com/cities/2018/sep/11/ubra-sao-paulo-taxi-firm-uber-brasilandia-ride-hailing

– Record: https://recordtv.r7.com/jornal-da-record/videos/moradores-da-periferia-usam-da-criatividade-para-enfrentar-problemas-06102018

– Folha de SP: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/03/1866291-moradores-de-periferia-de-sp-criam-a-ubra-para-bairro-vetado-pelo-uber.shtml

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