Por: Patrícia Fonseca

Associação Brasileira de Embalagem, promove evento de tecnologia para criar um canal de comunicação efetivo, entre cooperativas e consumidores

Consumidores informados sobre como descartar adequadamente os materiais recicláveis podem contribuir enormemente com a produtividade na triagem, condições de trabalho e a viabilidade econômica desse processo. E nesse cenário, a ABRE – Associação Brasileira de Embalagem, teve a iniciativa de criar o Hackathon ABRE – Recicla Hack, para promover um desafio que desenvolva um canal de comunicação efetivo, entre cooperativas e consumidores, que auxilie no descarte de resíduos sem prejuízos à saúde dos profissionais de reciclagem e sem perdas na coleta.

A ideia é que esse recurso impacte positivamente o meio ambiente, e o mais importante, seja prático o suficiente para que a comunidade aplique os métodos corretamente. E o primeiro passo para encontrarmos a solução é ter acesso à informação. E por isso, trouxemos 3 dicas simples de reciclagem:

  1. Manuseio do Lixo Orgânico

O material de origem animal ou vegetal, quando descartado, é considerado lixo orgânico. Para evitar desperdícios e reduzir os índices de gastos, você pode optar pela compostagem doméstica, usando o lixo como adubos e bio-fertilizantes para adubar hortas e plantas. Ter cuidado na hora de guardar frutas e verduras, pois alguns desses alimentos não podem ir para geladeira, também auxilia na sua preservação e consumo.

  1. Repensar os hábitos de consumo

Os nossos hábitos de consumo conseguem refletir nosso estado emocional, e por isso, é importante identificar se o que você consome atende suas necessidades, e não apenas os seus desejos. Adotar um estilo de vida leve e sustentável é um desafio, mas é possível. Certificar-se que os fabricantes dos produtos que você consome têm responsabilidade socioambiental, também é muito importante no processo de preservação. Esse é um momento de repensar nossas atitudes e escolhas.

  1. Separe o seu lixo

O passo básico para poder aproveitar todo material da reciclagem é a separação realizada de maneira correta. E o mais importante, em caso de materiais cortantes como vidro, você pode embrulhá-los em jornal e/ou pano e escrever uma mensagem como: “CUIDADO. VIDRO!”. Isso ajuda o serviço dos profissionais da reciclagem. Também é de extrema importância lavar os recipientes de plástico, metal e vidro ao descartá-los.

Essas são algumas ações simples, que você pode aplicar na sua residência para auxiliar no processo de reciclagem.

E se você tem interesse em participar do desafio Recicla Hack, se inscreva gratuitamente no link abaixo. A premiação total é de até R$ 10.000,000:

Recicla Hack – Como comunicar e engajar o consumidor para a reciclagem.

 

Nos encontramos lá!

Compartilhe Este Post

Este post tem um comentário

  1. Sergio

    Muito bacana esse hackathon. Agora é pensar, e a ABRE pode se juntar a isso, em um hackathon ou “ideiathon” para embalagens para o publico 60+.

Deixe um comentário

Últimos Posts