Por: DP6 - You Imagine, our data science makes it possible

A governança e gestão da Inovação na DP6 – Parte I

Neste post, aprofundaremos em nossa gestão e modelo de trabalho para conseguirmos alavancar a cultura de inovação e assim contribuir com o avanço do tema no mercado de Marketing Digital.

A DP6 tenta incluir uma cultura de inovação há muitos anos, porém entendemos que a maneira como fazíamos a gestão não era eficaz, os recursos que dedicávamos às inovações não eram utilizados da melhor forma, como por exemplo o uso de horas dos nossos colaboradores, assim como também o incentivo da aplicação das inovações em nossos serviços era muito centralizado.

Visto este cenário, as gestoras e os gestores da DP6 trabalharam em criar um modelo estratégico de trabalho focado nos 4 pilares, comentado no post anterior: Intra-empreendedorismo, Open Innovation, Cooperação Universidade-Empresa e Parcerias estratégicas. Sendo o pilar de Intra-empreendedorismo o responsável pela gestão tática e operacional dos nossos projetos de inovação. Esta gestão é realizada pelo nosso Centro de Inovação (CI) que, apesar do nome, não é um centro de P&D, aqueles modelos clássicos com um grupo pequeno e restrito de pessoas responsáveis por inovar, mas sim é um modelo de gestão e governança das inovações, guiado por líderes de Produtos de Engenharia e Ciência de Dados além de Consultores de Negócios e Gerentes de Projetos com o intuito de gerar maior valor agregado em nossas entregas para nossos clientes através das inovações e possibilitar assim a democratização dos recursos de inovação para que todos possam aplicar suas ideias e desenvolver soluções internas e para o mercado.

Atualmente,  o CI administra a governança de mais de 25 iniciativas (ativas) e conta com a participação de cerca de 70% do nosso time operacional no desenvolvimento desses projetos. E para realizar esse gerenciamento com eficiência, nosso modelo de trabalho possui 3 principais etapas:

  • Captação de ideias
  • Produção e Acompanhamento
  • Entregas

Aprofundaremos mais sobre cada uma no próximo artigo.

Em 2020, foram 37 projetos de inovações e mais de 5.300 horas trabalhadas para desenvolvê-las, resultando em iniciativas como:

 

  • Disponibilização de dados real-time — 3 clientes de varejo utilizaram na Black Friday;
  • Projeto para ativação de dados em mídia — ativo em 2 clientes;
  • Data Quality — 4 clientes utilizando atualmente;

Compartilhe Este Post

Deixe um comentário

Últimos Posts