Neste post, aprofundaremos em nossa gestão e modelo de trabalho para conseguirmos alavancar a cultura de inovação e assim contribuir com o avanço do tema no mercado de Marketing Digital.
A DP6 tenta incluir uma cultura de inovação há muitos anos, porém entendemos que a maneira como fazíamos a gestão não era eficaz, os recursos que dedicávamos às inovações não eram utilizados da melhor forma, como por exemplo o uso de horas dos nossos colaboradores, assim como também o incentivo da aplicação das inovações em nossos serviços era muito centralizado.
Visto este cenário, as gestoras e os gestores da DP6 trabalharam em criar um modelo estratégico de trabalho focado nos 4 pilares, comentado no post anterior: Intra-empreendedorismo, Open Innovation, Cooperação Universidade-Empresa e Parcerias estratégicas. Sendo o pilar de Intra-empreendedorismo o responsável pela gestão tática e operacional dos nossos projetos de inovação. Esta gestão é realizada pelo nosso Centro de Inovação (CI) que, apesar do nome, não é um centro de P&D, aqueles modelos clássicos com um grupo pequeno e restrito de pessoas responsáveis por inovar, mas sim é um modelo de gestão e governança das inovações, guiado por líderes de Produtos de Engenharia e Ciência de Dados além de Consultores de Negócios e Gerentes de Projetos com o intuito de gerar maior valor agregado em nossas entregas para nossos clientes através das inovações e possibilitar assim a democratização dos recursos de inovação para que todos possam aplicar suas ideias e desenvolver soluções internas e para o mercado.
Atualmente, o CI administra a governança de mais de 25 iniciativas (ativas) e conta com a participação de cerca de 70% do nosso time operacional no desenvolvimento desses projetos. E para realizar esse gerenciamento com eficiência, nosso modelo de trabalho possui 3 principais etapas:
- Captação de ideias
- Produção e Acompanhamento
- Entregas
Aprofundaremos mais sobre cada uma no próximo artigo.
Em 2020, foram 37 projetos de inovações e mais de 5.300 horas trabalhadas para desenvolvê-las, resultando em iniciativas como:
- Disponibilização de dados real-time — 3 clientes de varejo utilizaram na Black Friday;
- Projeto para ativação de dados em mídia — ativo em 2 clientes;
- Data Quality — 4 clientes utilizando atualmente;