Por: DP6 - You Imagine, our data science makes it possible

A importância da inovação na Era Digital – Parte 1

Durante as últimas duas décadas, empresas das principais indústrias do mercado passaram por transformações digitais, empoderando seus negócios com diversas ferramentas competitivas e agregando valor estratégico por meio da tecnologia da informação e modelos de inovação contínua.

Dessa forma, novos modelos de negócio foram criados, e aqueles já difundidos no mercado se consolidaram em posições ainda mais relevantes, algo que aumentou ainda mais a competitividade em diversos setores. Com isso, o investimento em inovação tecnológica e de negócios se faz necessário, algo comprovado segundo a pesquisa de mercado da McKinsey, que nos mostra um considerável aumento (4% do budget destes setores) destinado a pesquisa e desenvolvimento (R&D) nos principais setores de produtos e serviços entre as décadas de 2000 e 2010.

A ESPN teve um case relevante de inovação para aumento de visualizações e inscrições de seus consumidores. Em 2019, a empresa possuía uma rede com 86 milhões de inscritos, porém os resultados mostravam um forte declínio de inscrição nessa métrica nos últimos anos, devido ao cancelamento de consumidores ativos.

Para contornar essa queda, o time de Digital e Mídia Social traçou uma estratégia de transpor as barreiras de seus ambientes digitais (como o espn.com.br, por exemplo), para aumentar o conteúdo e alcance de suas publicações. Com isso, o time de comunicação passou a fazer ações de conteúdo em plataformas como YouTube e Twitter, trazendo pessoas influentes para engajar o público, antes de eventos relevantes como as finais da NBA. E é neste ponto que entra a inovação contínua realizada por este time.

No começo da abordagem, o time de comunicação criou o modelo e testou a hipótese do novo formato de comunicação e influência digital por uso de um famoso influenciador de rádio (gravado em sua própria casa) discutindo a nova tabela de futebol americano universitário, uma ação pequena em relação às ações de grandes eventos realizadas atualmente.

Com o sucesso inicial, foi possível provar o engajamento do público alvo, como poderiam monetizar o modelo e como colocariam para rodar em larga escala, ou seja, um novo modelo de negócios (inovador para a companhia) foi criado, validado e comprovado na prática o retorno do investimento, para em seguida ganhar escala.

Com este exemplo da ESPN, podemos constatar uma real necessidade da inovação permear por diversas áreas das grandes organizações, inclusive a comunicação voltada para o marketing.

Portanto, para acompanhar a crescente mutação dos produtos e serviços das indústrias, a comunicação com o consumidor se torna um ponto chave para trazer o impacto necessário no seu público alvo, algo amplamente explorado no mundo do Marketing Digital.

Continue lendo a parte 2

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